Browsing by Author "Vilhena, Isabel Maria Candeias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência da vinculação e da regulação emocional na adaptação ao ensino superior em jovens deslocados e não deslocadosPublication . Vilhena, Isabel Maria Candeias; Diniz, EvaO presente estudo teve como principal objetivo analisar a influência da vinculação e da regulação emocional na adaptação ao ensino superior. Aspectos da vivência académica foram também incluídos. A amostra foi composta por 187 alunos pertencentes ao primeiro ano de faculdade (74.2% do sexo feminino e 25.8% do sexo masculino) com média de idade de 20.58 anos (DP= 5.10; intervalo: 18 a 60 anos). Os inquiridos responderam a um questionário online. Os instrumentos utilizados foram: (a) Escala de Vinculação do Adulto (EVA); (b) Escala de Regulação Emocional Reduzida (EDRE-V); e (c) Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES). Os resultados do estudo destacam que: (a) quanto maior a ansiedade face à possibilidade de ser abandonado/rejeitado pelo outro, maiores as dificuldades de regulação emocional e menor a adaptação ao ensino superior; (b) quanto maior o conforto com a proximidade ao outro, menores as dificuldades de regulação emocional e maior a adaptação ao ensino superior; (c) o não ingresso dos estudantes na sua primeira opção esteve associado a maiores dificuldades ao nível dos projetos de carreira e da adaptação ao estudo; e (d) níveis superiores de adaptação ao ensino superior estiveram associados à participação em atividades sociais dentro do ambiente académico. Em suma, os resultados reforçam a importância de desenvolver competências de regulação emocional, a criação de uma rede de suporte que auxilie os estudantes na fase de mudança em que se encontram, bem como a promoção de programas que envolvam os estudantes em atividades curriculares que fomentem o sentimento de pertença.
 
