Browsing by Author "Vicente, Telma Maria Pratas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Motivação para português: Género, ano de escolaridade, desempenho académico, área de estudo e o clima de sala de aulaPublication . Vicente, Telma Maria Pratas; Monteiro, VeraA presente investigação tem como principais objetivos analisar o perfil motivacional de alunos do ensino secundário em função do género, ano de escolaridade, desempenho académico e área de estudo e a existência de relações entre a motivação para o Português e a perceção de clima de sala de aula nessa disciplina. Participaram no estudo 375 alunos, do 10º, 11º e 12º ano de uma escola pública. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Motivação Intrínseca (IMI) “Eu e o Português” e a Escala de Perceção de Clima de Sala de Aula “ Na Sala de Aula de Português”. Os resultados demonstraram que os alunos atribuem valor e importância à disciplina de Português, evidenciando uma moderada motivação intrínseca e uma baixa perceção de autonomia e competência a Português. Relativamente à relação entre a motivação, o género e o ano de escolaridade, os dados revelaram que as raparigas apresentavam níveis de motivação intrínseca para o Português mais elevados que os rapazes e que os mesmos níveis de motivação intrínseca diminuem com aumento do ano de escolaridade. Constatou-se ainda que os alunos que apresentavam melhores níveis de desempenho académico evidenciaram níveis superiores de motivação intrínseca para o Português. Quanto à área de estudo os resultados revelaram que os alunos da área de Línguas apresentavam níveis de motivação intrínseca para o Português mais elevados, do que os seus colegas das restantes áreas de estudo. Verificou-se uma correlação positiva e significativa entre a motivação para o Português e a perceção de clima de sala de aula.