Browsing by Author "Vicente, Cristina Sofia Marques"
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- As crianças e a aprendizagem da escrita e da leitura : Impacto de dois programas de escritas inventadas em situação de pequeno grupoPublication . Vicente, Cristina Sofia Marques; Silva, Ana CristinaO presente estudo tem como objetivo, verificar a eficácia de dois programas de escritas inventadas, com metodologias distintas, nomeadamente um programa interventivo com uma metodologia desenvolvida por Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) e outro com uma metodologia desenvolvida por Ouellette e Sénéchal (2008 a e b; 2013) e o seu impacto na aprendizagem da leitura precoce e na evolução das produções escritas das crianças, em idade pré-escolar e em situação de pequenos grupos. Participaram 30 crianças, entre os 5 e os 6 anos de idade, que não sabiam ler nem escrever. Os participantes foram distribuídos por 2 grupos experimentais e 1 de controlo. Todos os participantes eram estatisticamente equivalentes, no momento do pré-teste, no que respeita às suas idades, inteligência, conhecimento das letras e consciência fonológica. No momento do pré e pós-teste, as escritas inventadas das crianças e a sua capacidade de leitura, foram avaliadas, através de 40 palavras. O grupo experimental 1 realizou um programa de escritas inventadas, baseado na metodologia de Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013), enquanto o grupo experimental 2, realizou um programa de escritas inventadas baseado na metodologia desenvolvida por Ouellette e Sénéchal (2008 a,b; 2013). Ao grupo de controlo foram lidas histórias. Os resultados obtidos demonstraram haver diferenças significativas entre as diferentes metodologias. Verificou-se que as metodologias de ambos os grupos experimentais foram eficazes, no entanto, o grupo experimental 1, apresentou um maior número de fonetizações, durante a prova de escrita e um maior número de letras descodificadas, durante a prova de leitura de palavras, em comparação com o grupo experimental 2, no momento do pós-teste. Deste modo, verifica-se uma maior eficácia do programa de escritas inventadas aplicado ao grupo experimental1, que obteve os resultados mais expressivos.