Browsing by Author "Viana, Miguel Faro"
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- Adaptação portuguesa da versão reduzida do Perfil de Estados de Humor – POMSPublication . Viana, Miguel Faro; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de; Santos, Rita C.Este trabalho apresenta os resultados de uma adaptação para Portugal da versão reduzida do Perfil de Estados de Humor (Profile of Mood States – POMS; McNair, Loor & Droppleman, 1971). A versão portuguesa reduzida do POMS foi aplicada a uma amostra de 373 atletas e não atletas, apresentando-se uma análise factorial exploratória dos resultados, consistência interna, assim como uma análise das diferenças entre sexos e entre praticantes e não praticantes de desporto. A análise realizada aponta para uma estrutura factorial válida e consistente com a estrutura original, coeficientes de fidelidade bastante satisfatórios para as seis escalas, assim como um padrão de diferenças entre grupos, congruentes com a literatura. A versão reduzida do POMS revela-se um instrumento válido e preciso para medir os estados de humor em indivíduos praticantes e não praticantes de desporto. A recolha de dados de aferição para Portugal deverá prosseguir com amostras mais amplas e, em especial, com populações psiquiátricas.------ ABSTRACT ------ This work presents the results of the Portuguese adaptation of the short version of the Profile of Mood States – POMS; McNair, Loor & Droppleman, 1971). The Portuguese version of the POMS was administered to 373 athletes and non-athletes. This study presents the results of an exploratory factor analysis, internal consistency and the differences between gender and athletes and non-athletes. The factor structure is valid and consistent with the original one. The internal coefficients are adequate and the inter group differences are also align with the results published in the literature. This version of the POMS provide valid and reliable measures of mood states in athletes and non athletes. The adaptation of the instrument to Portugal should continue with larger samples, and specially with psychiatric subjects.
- Auto-conceito e participação desportivaPublication . Carapeta, Carolina; Ramires, Ana C.; Viana, Miguel FaroEnquadrando-se no modelo multidimensional proposto por Marsh e Shavelson (1985), este estudo procura verificar em que medida diferentes graus de participação desportiva (nula, passada ou actual) estão associados a estruturas de auto-conceito diferentes e, simultaneamente, verificar de que modo a participação desportiva está relacionada com diferentes níveis nos diversos domínios do auto-conceito. A versão adaptada para Portugal do SDQ III (Faria & Fonatine, 1992) foi aplicada a 218 sujeitos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 17 e 30 anos, nunca praticantes de algum tipo de modalidade desportiva (n=69), antigos praticantes de desporto (n=72) e praticantes actuais de uma modalidade (n=77). São analisadas as diferenças entre estes grupos nos diferentes domínios do auto-conceito, assim como exploradas as diferenças entre sexos e idades. Os resultados obtidos permitem verificar que os praticantes de desporto apresentam valores mais elevados ao nível do Autoconceito total, e que os homens se diferenciam significativamente das mulheres em domínios como a Competência e Aparência Física. São apresentadas outras diferenças e discutidas à luz do modelo teórico acima referido. ------ ABSTRACT ------ Based on the multidimensional model proposed by Marsh and Shavelson (1985), this study tries to verify in what manner different level of sport participation (people who never play sport; abandoned sport and still plays sport) are associated to different self-concept structures. Simultaneously, the study pretends to access how sport participation is related with different levels in the various domains of self-concept. The portuguese version of SDQ III (Faria & Fontaine, 1992) was administrated to 218 subjects (male and female), with ages between 17 and 35 years, non-praticants (n=69), past-praticants (n=72) and praticants (n=77) of different kind of sport. The differences between these groups in differents domains of self-concept were analyse, well as the differences between gender and age were explored. The results revealed that global self-concept was higher in sport participants and that men and women differ significantly in terms of Physical Appearance and Competence.
- Auto-conceito e participação desportivaPublication . Carapeta, Carolina; Ramires, Ana C.; Viana, Miguel FaroEnquadrando-se no modelo multidimensional proposto por Marsh e Shavelson (1985), este estudo procura verificar em que medida diferentes graus de participação desportiva (nula, passada ou actual) estão associados a estruturas de auto-conceito diferentes e, simultaneamente, verificar de que modo a participação desportiva está relacionada com diferentes níveis nos diversos domínios do auto-conceito. A versão adaptada para Portugal do SDQ III (Faria & Fonatine, 1992) foi aplicada a 218 sujeitos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 17 e 30 anos, nunca praticantes de algum tipo de modalidade desportiva (n=69), antigos praticantes de desporto (n=72) e praticantes actuais de uma modalidade (n=77). São analisadas as diferenças entre estes grupos nos diferentes domínios do auto-conceito, assim como exploradas as diferenças entre sexos e idades. Os resultados obtidos permitem verificar que os praticantes de desporto apresentam valores mais elevados ao nível do Autoconceito total, e que os homens se diferenciam significativamente das mulheres em domínios como a Competência e Aparência Física. São apresentadas outras diferenças e discutidas à luz do modelo teórico acima referido
- Treino de modelagem e visualização mental: Avaliação dos efeitos nas expectativas de auto-eficácia e desempenho de atletas de patinagemPublication . Ramires, Ana C.; Carapeta, Carolina; Felgueiras, Filipa; Viana, Miguel Faroprograma de duas semanas de treino de modelagem e de visualização mental poderia afectar as expectativas de eficácia pessoal e o rendimento de um grupo de atletas de patinagem artística. Os sujeitos (19), todos do sexo feminino, foram afectos a uma de três condições experimentais: grupo de controlo, sem tratamento (n=7), grupo experimental, apenas com um tratamento de modelagem (n=6) e grupo experimental com um tratamento de modelagem e visualização mental (n=6). Os resultados do estudo revelaram que não foi possível potencializar as expectativas de eficácia pessoal e o desempenho das atletas através dos tratamentos experimentais, num período de duas semanas. No entanto, apesar das limitações impostas pela dimensão da amostra e pelo curto período de tempo de duração do programa, foi possível constatar que: a) as expectativas de auto-eficácia demonstraram ser melhores preditoras do desempenho do que as expectativas de resultado; b) o desempenho passado joga um papel crucial na formação das expectativas de auto-eficácia; c) os programas experimentais permitiram incrementar a percepção das atletas relativamente ao nível de desempenho que poderiam vir a alcançar face às competências técnicas e motoras que detinham no início do programa. ------ ABSTRACT ------ The objective of this paper was to determine in what manner a training program of modelling and mental imagery (during two weeks) could affect the self-efficacy expectations and performance of an group of athletes from artistic skating. The subjects (19 girls) were distributed to one of three experimental conditions: control group (n=7), experimental group (n=6), with a training program of modelling; and a second experimental group (n=6) with a training program of modelling plus a program of mental imagery. The results showed that the experimental groups didn’t improve the self-efficacy expectations and performance during the two weeks of study. However, despite the sample’s dimension limitations and the short-length of the program (two weeks) it was possible to establish that: (a) the self-efficacy expectations showed to be better predictors of performance than the outcome expectations; (b) the past performance plays an important role in formation of self-efficacy; (c) the experimental programs improved the self-perception of athletes regarding the level of performance that could accomplish attending the motor and technical skills which they had in the beginning of the program.