Browsing by Author "Valente, Lara Filipa Duarte"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadoresPublication . Valente, Lara Filipa Duarte; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO auto-conceito engloba os valores, imagens e percepções que temos em relação a nos próprios, resultando de interacções e experiências sociais (Schaffer, 1998; Peixoto, 2003; Navarro, 2007; Miranda, 2005). O objectivo deste estudo é compreender a relação entre as auto-percepções das crianças pré-escolares e as hetero-percepções dos pais e educadores. As hipóteses são: se as heteropercepções dos pais e educadores influenciam as auto-percepções das crianças em idades préescolares, então não se verificarão diferenças significativas entre os resultados das diferentes dimensões da Escala Pictórica de Competências Percebidas e Aceitação Social (EPCPAS) (Harter & Pike, 1984) e os resultados obtidos através dos questionários para pais e educadores. Se as auto-percepções são influenciadas pelas hetero-percepções dos pais e educadores, as dimensões avaliadas pela EPCPAS (Harter & Pike, 1984) (Competências Cognitivas, Competências Físicas, Aceitação entre Pares e Aceitação Materna) estarão relacionadas com as respectivas medidas complementares externas seleccionados para o efeito (Teste Sociométrico, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Raven, Court & Raven, 2001) e Questionário de avaliação informal das crianças, adereçado aos educadores). A amostra constituiu um conjunto de 40 crianças com uma média de idades de 5.33 anos, frequentando dois Jardins-de-Infância na cidade de Setúbal, oito educadoras e 40 pais. Os resultados demonstram uma forte relação entre as auto-percepções das crianças e as hetero-percepções dos pais e educadores, confirmando a hipótese inicial. Não foram encontradas medidas externas suficientemente consistentes para as auto-percepções, contudo, o questionário de avaliação informal de competências poderá funcionar como bom indicador das hetero-percepções dos educadores acerca dos seus alunos.