Browsing by Author "Trindade, Filipa Barthels"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem mediada por materiais didáticos no 1.º CEB: um estudo no modelo highscopePublication . Trindade, Filipa Barthels; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2019/2020. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada, numa sala do 1.º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 20 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. O ambiente de aprendizagem era semelhante ao da educação de infância, uma vez que a sala se encontra organizada em áreas constituídas por diferentes materiais. A manipulação de materiais era uma prática comum que vai ao encontro de alguns dos princípios orientadores da instituição, tais como: a aprendizagem ativa e o ensino diferenciado. Neste contexto, procurei compreender, recorrendo a uma observação sistemática, que contributos é que os materiais expostos e utilizados no decorrer das atividades podem ter para a aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta naturalista e a observação direta participante através dos registos do diário de bordo, dos documentos do portfólio e dos registos diários. Deste modo, a análise dos resultados, pretende dar respostas às questões colocadas, numa perspetiva de perceber a importância destes materiais para as aprendizagens assim como a forma como o professor deve planificar as atividades possibilitando um envolvimento mais ativo das crianças na sua aprendizagem. A realização deste estudo permitiu-me estabelecer uma ligação mais consistente, como futura profissional, entre o Jardim-de-Infância e o 1.º CEB. Apesar das culturas profissionais serem distintas, o trabalho pedagógico com as crianças mantem-se e deve ser contínuo e para isso é necessário uma procura constante de abordagens teóricas e modelos pedagógicos que se apliquem aos dois níveis
- A aprendizagem mediada por materiais didáticos no 1.º CEB: um estudo no modelo highscopePublication . Trindade, Filipa Barthels; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2019/2020. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada, numa sala do 1.º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 20 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. O ambiente de aprendizagem era semelhante ao da educação de infância, uma vez que a sala se encontra organizada em áreas constituídas por diferentes materiais. A manipulação de materiais era uma prática comum que vai ao encontro de alguns dos princípios orientadores da instituição, tais como: a aprendizagem ativa e o ensino diferenciado. Neste contexto, procurei compreender, recorrendo a uma observação sistemática, que contributos é que os materiais expostos e utilizados no decorrer das atividades podem ter para a aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta naturalista e a observação direta participante através dos registos do diário de bordo, dos documentos do portfólio e dos registos diários. Deste modo, a análise dos resultados, pretende dar respostas às questões colocadas, numa perspetiva de perceber a importância destes materiais para as aprendizagens assim como a forma como o professor deve planificar as atividades possibilitando um envolvimento mais ativo das crianças na sua aprendizagem. A realização deste estudo permitiu-me estabelecer uma ligação mais consistente, como futura profissional, entre o Jardim-de-Infância e o 1.º CEB. Apesar das culturas profissionais serem distintas, o trabalho pedagógico com as crianças mantem-se e deve ser contínuo e para isso é necessário uma procura constante de abordagens teóricas e modelos pedagógicos que se apliquem aos dois níveis.