Browsing by Author "Teixeira, Raquel Filipa Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As atitudes dos professores face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no 1º ciclo do ensino regularPublication . Teixeira, Raquel Filipa Pinto; Morgado, JoséO presente estudo tem como objetivo conhecer as atitudes dos professores face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no primeiro ciclo do ensino regular. Foram consideradas algumas variáveis de análise como o género, as habilitações académicas, a experiência profissional e a formação específica em NEE. O estudo conta com a participação de 75 professores do primeiro ciclo do ensino regular que responderam ao questionário Atitudes dos Professores do 1ºCiclo Face à Inclusão de Alunos com NEE no Ensino Regular, elaborado especificamente para este estudo. O questionário é composto por 24 itens, agrupados em 8 dimensões: 1) Itens gerais; (2) benefícios/prejuízos para o próprio aluno com NEE; (3) benefícios/prejuízos para os pares sem NEE; (4) benefícios/prejuízos sociais/emocionais para o próprio aluno com NEE; (5) benefícios/prejuízos sociais/emocionais para os pares sem NEE; (6) benefícios/prejuízos a nível comportamental para o próprio aluno com NEE; (7) benefícios/prejuízos a nível comportamental para os pares sem NEE; (8) itens de gestão do professor. A aplicação do questionário demonstrou boas qualidades psicométricas, especificamente ao nível da consistência interna ( = 0,95) e a média das respostas dos professores foi (M=3.55), ou seja, é possível afirmar que os professores do primeiro ciclo suportam atitudes positivas relativamente à inclusão de crianças com NEE no ensino regular. Contudo, na análise das hipóteses formuladas, os resultados obtidos indicam que o género, as habilitações académicas, a experiência profissional e a formação específica em necessidades educativas especiais não aparentam ter influência sobre as atitudes dos professores em relação à inclusão de alunos com NEE no ensino regular.