Browsing by Author "Teixeira, Rafael Oliveira"
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- Sentimento de pertença à escola, sentimento psicológico de comunidade e expetativas educacionais : uma interação com o desempenho académico de estudante açorianos(as) da parceria de intervenção comunitária de promoção do sucesso educativo : escola, família, comunidadePublication . Teixeira, Rafael Oliveira; Ornelas, José H.A promoção do sucesso educativo nos Açores é um objeto de estudo premente. Várias investigações têm observado que a adoção de uma perspetiva ecológica de promoção do sucesso educativo, o Sentimento de Pertença à Escola (SPE), o Sentimento Psicológico de Comunidade (SC) e as expetativas educacionais futuras desempenham um papel importante no crescimento e desenvolvimento dos(as) estudantes, contribuindo positivamente para a sua progressão e sucesso escolar. Esta dissertação tem por principal objetivo perceber como é que as variáveis anteriores interagem com o desempenho académico de estudantes açorianos(as). A amostra de tipo intencional foi constituída por 115 alunos(as) de três unidades orgânicas do concelho de Lagoa (Açores) do 2º e 3º ciclo do ensino básico, participantes na Parceria de Intervenção Comunitária de Promoção do Sucesso Educativo (PIC): “Escola, Família, Comunidade” (Ornelas & Moniz, 2017). Os dados foram recolhidos com recurso às escalas PSSM de Goodenow (1993), SOC-A de Chiessi, Cicognani e Sonn (2010) e duas questões provenientes do questionário PISA 2015 (OECD, 2017), para avaliação das expetativas educacionais futuras. Garantidos todos os procedimentos éticos, a recolha e análise dos dados envolveram uma abordagem quantitativa, sendo este um estudo exploratório e descritivo-correlacional. Os resultados apontam para uma experiência de níveis moderados a fortes de SPE, de SC e expetativas educacionais que ultrapassam a média da OCDE (2017), registando-se ainda diferenças pouco significativas entre géneros. Os níveis experienciados destas variáveis relevaram-se, sistematicamente superiores, em estudantes açorianos(as) com um desempenho académico elevado e que participam em atividades extracurriculares. Sublinha-se a importância da mobilização destes construtos para a definição de respostas educativas de nível ecológico, com um foco no aumento do envolvimento e sentimento de pertença dos(as) alunos(as) açorianos(as) à Escola e à Comunidade, como um modo de promover o seu sucesso educativo.