Browsing by Author "Tavares, Tatiana Sofia Formas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O respeito como língua materna: as novas tecnologias como aliadas na construção de uma parceria escola-família imigrantePublication . Tavares, Tatiana Sofia Formas; Salvador, Liliana Ferreira dos SantosA investigação na esfera educacional partilha, de grosso modo, o objetivo de perceber de que forma podemos melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, nas últimas décadas, observou-se uma crescente sensibilização e reconhecimento do papel de todos os elementos de influência na formação, enquanto forças invisíveis que moldam e interferem diretamente no desenvolvimento holístico e harmonioso da criança. Reconhecê-las leva-nos a ter em consideração a multicontextualidade e multirreferencialidade humana e os vários contextos que esta abarca — escola, família e comunidade. No âmbito da Prática Supervisionada no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nasce este relatório, fruto de uma reflexão contínua e, consequente, intervenção prática, à volta do tema da parceria escola-família; mais precisamente, sobre o papel que a escola e os seus diferentes membros, possuem na emancipação e inserção social de todos os membros, em especial daqueles que estão em risco de maior exclusão social - a família imigrante com Português Língua Não Materna (PLNM). Com esta investigação-ação realizada numa turma de 3.º ano - com 17 famílias, sendo quatro de nacionalidade asiática - tencionou-se perceber quais as barreiras destas famílias à participação na educação dos seus educandos e quais estratégias as poderão ultrapassar, usando as novas tecnologias como principal recurso de mediação. Para atingir os objetivos do estudo, foram recolhidas descrições de observações naturalistas e realizados questionários às famílias. Concluiu-se que as novas tecnologias podem ser um dos aliados ao envolvimento parental e inclusão da família imigrante, obtendo resultados muito positivos e, mais importante, um processo fomentador de vínculos.