Browsing by Author "Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolarPublication . Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesUma das situações de facilitação do processo de descoberta e apreensão dos aspectos funcionais, convencionais e conceptuais característicos da linguagem escrita é o contexto de jardim-de-infância. Neste sentido, o objectivo deste estudo foi o de caracterizar as práticas de literacia desenvolvidas em jardim-de-infância e relacioná-las com a evolução das conceptualizações das crianças sobre as funções e a natureza da linguagem escrita. Neste estudo participaram 5 educadoras e um grupo de 41 crianças em idade pré-escolar. As práticas foram caracterizadas através de uma grelha de observação pedagógica no domínio da leitura e da escrita constituída por 60 itens, divididos em três grandes domínios: projecto pedagógico, constituído por 3 itens; organização e gestão do espaço físico da sala e da rotina diária, que contempla 19 itens; e práticas de leitura e de escrita, com 38 itens. Para as crianças, os instrumentos utilizados foram uma entrevista sobre a funcionalidade da leitura e da escrita, uma prova de conceptualizações sobre a linguagem escrita, uma prova sobre suportes e conteúdos de escrita e um teste de linguagem técnica da leitura/escrita. Procurou-se analisar as actividades e estratégias de literacia desenvolvidas pelo educador e as concepções infantis sobre a linguagem escrita e ainda, e por fim, as possíveis relações entre as práticas dos educadores e a evolução das concepções infantis sobre a linguagem escrita. Os resultados obtidos mostram que existem fortes relações entre as práticas desenvolvidas e as conceptualizações das crianças.
