Browsing by Author "Silva, Mariana Lima da"
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- Par-ti-ci-par: dar parte a; ter ou tomar parte ; a participação da criança em contexto educativoPublication . Silva, Mariana Lima da; Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido a partir do trabalho de estágio numa instituição dedicada à Educação Pré-escolar, situada na área de Lisboa. A presente investigação incidiu numa sala de jardim-de-infância, composta por um grupo de crianças entre os 3 e 4 anos de idade. O trabalho desenvolvido foca-se na questão da participação da criança em contexto educativo. “Par-ti-ci-par: dar parte a; ter ou tomar parte – A participação da criança em contexto educativo” é uma abordagem sobre a forma como a participação da criança é e pode ser concretizada, refletindo sobre pedagogias e práticas participativas disponibilizadas pelas instituições e profissionais docentes, as dificuldades que podem existir no caminho à participação da criança, estratégias de apoio à sua concretização, a organização do ambiente educativo, o papel do educador e da criança neste processo. A partir da análise de documentos e artigos relativos à problemática estudada, assim como da recolha de observações participantes e não participantes, complementadas com a realização de entrevistas semiestruturadas aos adultos responsáveis pelo grupo e com a descrição e reflexão de situações e momentos experienciados em contexto de estágio, desenvolveu-se uma investigação de cariz qualitativo. Com a realização deste trabalho articulado entre investigar, observar e intervir é possível concluir que a participação da criança vai se concretizando num processo de conquista de espaço e de momentos de forma gradual e única, assumindo as especificidades do contexto envolvente, de cada grupo, de cada família, de cada criança. A questão da participação da criança está profundamente conectada com concetualizações culturais sobre a infância e sobre a criança enquanto ser social. A visão sobre estes dois conceitos tem-se ampliado permitindo que a própria participação ganhe novas dimensões. A educação enfrenta de forma constante o complexo desafio de dar e procurar respostas a novas questões que acompanhem as mudanças sociais, para que concretize da forma mais eficaz possível a sua missão transformadora.