Browsing by Author "Silva, Maria Salvaterra e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perturbações do comportamento, vinculação, funcionamento familiar e práticas educativas parentais em jovens delinquentesPublication . Silva, Maria Salvaterra e; Santos, António JoséO objectivo deste trabalho é o estudo das perturbações do comportamento em adolescentes delinquentes. O problema a estudar é a relação entre a qualidade da vinculação às figuras parentais, as características do sistema familiar, a percepção das práticas educativas parentais e as perturbações do comportamento. A população estudada é constituída por 152 adolescentes entre os 12 - 21 anos. Os dados recolheram-se em dois Centros Educativos de Lisboa do IRS - Instituto de Reinserção Social e numa Escola Secundária de Lisboa. As medidas utilizadas foram: Escala de Auto-Avaliação para Jovens – YSR que avalia os problemas de comportamento, Kerns Security Scale - KSS, que avalia a qualidade da vinculação ao pai e à mãe, separadamente, Inventory for Assessing Memories of Paternal Rearing Behavior – EMBU-Forma A, que avalia a percepção das práticas educativas parentais e Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale – FACES III, que caracteriza o funcionamento familiar. Neste estudo, verificou-se que os adolescentes delinquentes, institucionalizados em centro educativo, apresentam mais problemas de comportamento do que os que vivem em meio familiar “estável”; os adolescentes inseridos em meio familiar apresentam valores mais elevados de segurança da vinculação (quer à mãe, quer ao pai), do que os adolescentes delinquentes e ainda que os adolescentes em meio familiar têm famílias cujo funcionamento familiar é mais flexível, que os adolescentes delinquentes; estes sentem maior rejeição, mas também mais conforto emocional e superprotecção que os adolescentes em meio familiar. Verificou-se que existe uma relação entre as perturbações do comportamento, a segurança da vinculação, o funcionamento familiar e a percepção das práticas educativas parentais.