Browsing by Author "Silva, Manuela Santos Marques da"
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- Auto-eficácia docente e colaboração entre professoresPublication . Silva, Manuela Santos Marques da; Silva, José Maria de CastroO presente artigo reporta os principais resultados de uma investigação que teve por objectivo central estudar a influência da auto-eficácia docente sobre a colaboração entre professores. O estudo envolveu 82 professores de escolas do 2º e 3º ciclos do continente português. O instrumento utilizado é constituído por três escalas. A primeira identifica as práticas de colaboração implementadas pelos professores e foi baseado no questionário desenvolvido por Castro Silva (2003). Relativamente à segunda, a qual mede os interesses por colaboração, a escala foi adaptada de Concern baseb adoption model (CBAM) pelo mesmo investigador (2003). A última escala, que avalia a auto-eficácia docente foi baseada na escala de Gibson e Dembo (1984) e nos estudos de Emmer e Hickmam (1991). Os principais resultados sugerem que os professores que se auto-percepcionam como mais eficientes estão mais disponíveis para colaborar, tendo-se verificado uma correlação entre níveis de auto-eficácia docente mais elevados e o interesse dos professores em colaborar. Efectivamente, à medida que aumenta a auto-eficácia docente regista-se uma tendência para o incremento do interesse por „Obter/Partilhar Informação e Formação sobre Colaboração‟, assim como o interesse por „Coordenar de Acções de Formação sobre Colaboração‟. A par da receptividade à colaboração, foi detectada uma associação entre a auto-eficácia docente e o envolvimento dos professores em práticas de colaboração (e.g. „Projectos Curriculares e Extracurriculares‟ e „Práticas Lúdico Pedagógicas‟), concluindo-se sobre a tendência do envolvimento com práticas colaborativas aumentar junto dos docentes cuja auto-avaliação da sua eficácia docente é mais elevada.
- Colaboração entre professores e auto-eficácia docente: Que relações?Publication . Silva, José Maria Castro; Silva, Manuela Santos Marques daEste artigo reporta os principais resultados de uma investigação que teve por objetivo estudar a influência da autoeficácia docente sobre a colaboração entre professores. O estudo envolveu 82 professores de escolas dos 2º e 3º ciclos de Portugal continental. O instrumento utilizado é constituído por três escalas. A primeira escala identifica as práticas de colaboração implementadas pelos professores, a segunda mede os interesses por colaboração e a última escala avalia as crenças de autoeficácia docente. Os principais resultados sugerem que os professores que se autopercecionam como mais eficientes estão mais disponíveis para colaborar, tendo-se verificado uma correlação entre níveis de autoeficácia docente mais elevados e o interesse dos professores em colaborar. A par da recetividade à colaboração, foi detetada uma associação entre a perceção da autoeficácia docente e o envolvimento dos professores em práticas de colaboração, concluindo-se sobre a tendência do envolvimento com práticas colaborativas aumentar junto dos docentes cuja autoavaliação da sua eficácia docente é mais elevada.