Browsing by Author "Silva, Andreia Garcia Salema Da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da mediatização do fenómeno das smart drugs ao perfil dos consumidores : Um estudo exploratórioPublication . Silva, Andreia Garcia Salema Da; Santos, António JoséPerante a mediatização do fenómeno das Smart Drugs tornou-se pertinente compreender o impacto das novas substâncias psicoativas (NSP), visto que o consumo de drogas é uma prática cada vez mais comum na vida dos jovens como forma de diversão e busca pelo prazer, não tendo muitas das vezes consciência dos seus malefícios associados. O objetivo principal consistiu no estudo das motivações primárias e atitudes (favorável vs desfavorável) que os jovens têm subjacentes ao consumo, aos próprios efeitos que estas substâncias provocam, como ainda, à perceção da questão da legalidade. Procurou-se também um perfil psicopatológico para este tipo de consumidores. A amostra é constituída por 30 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 20 e os 29 anos. Foram seleccionados por conveniência obtida a partir do efeito “bola de neve” de forma a tornar mais fácil o acesso aos consumidores de smartdrugs. Como instrumentos de medida, construiu-se uma entrevista semiestruturada, que depois de ser sujeita a pré-teste, foi administrada juntamente com a Escala de Atitude em Relação às Drogas (Negreiros, 1993) e o Inventário de Sintomas Psicopatológicos – BSI (Canavarro, 1999). Os resultados evidenciaram que estes jovens não são indivíduos emocionalmente perturbados e que a sua atitude perante as drogas não influência diretamente a escolha de substâncias a serem consumidas. O consumo é iniciado sobretudo pela curiosidade das novas drogas, mas também facilitado pelas vivências com os pares que consomem, inclusive por proporcionarem o fácil acesso e a aquisição das substâncias. A legalidade é um fator determinante à perceção do risco e uma motivação subjacente no acto do consumo