Browsing by Author "Serra, Ivo Ruben Correia"
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- As Necessidades das Famílias de Adolescentes com Deficiência MentalPublication . Serra, Ivo Ruben Correia; Morgado, JoséO presente estudo, de carácter não experimental, tem como objectivo principal a contribuição para o conhecimento das necessidades das famílias com filhos adolescentes com Deficiência Mental (DM). Esta investigação teve como objectivos saber quais as necessidades mais sentidas pelas famílias de adolescentes com deficiência mental, perceber se as famílias dos adolescentes com deficiência mental integrados no ensino regular têm as mesmas necessidades das famílias dos adolescentes que estão no ensino especial, perceber se existem diferenças nas necessidades sentidas pelas famílias de adolescentes com Deficiência Mental, tendo em conta as habilitações literárias destas e por fim sabermos até que ponto estas famílias consideram que as suas necessidades são tidas em conta por parte da Escola, na intervenção realizada com o adolescente com deficiência mental. De forma a podermos obter os dados necessários para a nossa investigação foram utilizados dois instrumentos: a) Questionário sobre as necessidades das famílias; b) Ficha biográfica da família. Participaram no nosso estudo 52 famílias de adolescentes com Necessidades Educativas Especiais, sendo que todos os jovens tinham Deficiência Mental, e pertencendo à área da grande Lisboa. Da totalidade dos participantes, 23 estão no ensino regular integrados em projectos de parceria ao abrigo da Portaria 1102/97 (ERP); 7 têm os filhos integrados no Ensino Regular sem parceria (ER) e 22 estão em instituições de educação especial (EE). Para a recolha da amostra os critérios utilizados na selecção dos participantes foram: (i) adolescentes com Deficiência Mental; (ii) idade entre os 12 e os 19 anos. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos verificar que, à semelhança de outros estudos (Morgado e Beja, 2000; Leal, 2007; Lopes, 2009, entre outros) as necessidades de Informação de forma geral e especificamente as necessidades de informação relativamente a serviços e os apoios que os filhos poderão beneficiar no futuro foram as grandes prioridades das famílias que participaram neste estudo. Quando comparadas as necessidades das famílias, tendo em conta o contexto educativo frequentado pelos seus filhos, as famílias com filhos inseridos no ensino regular em escolas com projectos ao abrigo da Portaria 1102/97 (ERP) foram as que apontaram mais necessidades, sendo as do Ensino Especial (EE) as que apresentaram menos necessidades. Outros estudos (Leal, 2007) obtiveram resultados diferentes. Ao contrário de Morgado e Beja (2000) e Lopes (2009), não foram encontradas no nosso estudo diferenças significativas relativamente às necessidades das famílias, tendo em conta as suas habilitações literárias. A grande maioria das famílias da nossa amostra considerou ainda que as escolas dos seus filhos têm em conta as necessidades destas famílias.