Browsing by Author "Schwager, Bianca Miriam Bandeira Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Expectativas das famílias em relação ao jardim de infânciaPublication . Schwager, Bianca Miriam Bandeira Teixeira; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em Jardim de Infância, parte integrante do Mestrado em Educação Pré-escolar, pelo ISPA. A Prática Supervisionada em Jardim de Infância ocorreu numa instituição particular de solidariedade social, que adotou a pedagogia do Movimento da Escola Moderna. O presente estudo reflete sobre as expectativas das famílias, no que acontece no jardim de infância e se essas vivências correspondem às suas expectativas. As questões abordadas surgiram através de observações e conversas com familiares ao longo de vários anos, durante os quais descreveram a transição de creche para o pré-escolar como um momento de grande impacto para as famílias, crianças e também para os profissionais. Neste contexto, todos os envolvidos desenvolvem expectativas específicas sobre as mudanças significativas no desenvolvimento da criança. Para o estudo, foi utilizado uma metodologia mista, recorrendo a diversos instrumentos de pesquisa, como a observação, entrevista e questionários, que ajudaram a compreender as expectativas das famílias em relação a essa fase da vida dos seus filhos, o que esperavam que acontecesse, e a perspectiva da educadora sobre como responder a essas expectativas, bem como as dificuldades e estratégias utilizadas. Com os dados recolhidos e as leituras efectuadas e sintetizadas no enquadramento, foi possível aprofundar conhecimentos teóricos relacionando fatores que facilitam a criação ou a resposta às expectativas familiares. Destacam-se a importância do papel da família na educação, a relação e comunicação, o envolvimento e a gestão durante os momentos de transição. A análise dos dados recolhidos, em articulação com os referenciais teóricos, confirmou a relevância do tema. Com as respostas obtidas, conseguimos perceber que os pais esperam que se dê importância ao brincar como forma de aprendizagem no Jardim de Infância. Do ponto de vista da educadora, exitem dois pilares fundamentias para a criação das expectativas familiares: a comunicação e o envolvimento. Sobressai assim a importância e a consciência que devemos ter sobre o envolvimento das famílias e a necessidade de uma comunicação clara sobre o que é esperado no jardim de infância.