Browsing by Author "Santos, Marta Maria Minervino dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciaisPublication . Santos, Marta Maria Minervino dos; Cavalcante, Marta Auxiliadora da SilvaAs reflexões presentes neste trabalho são decorrentes dos resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou a “Formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais”, cujo objetivo principal foi compreender as propostas de formação continuada de professores dos anos iniciais e suas contribuições para a prática docente no que concerne ao ensino de leitura. Para tanto, realizamos um levantamento sobre estudos que trataram dos temas base da investigação, a saber: sobre formação continuada, utilizamos: Shön, (2000); Nóvoa, (1999), Imbernón (2010) entre outros. Analisamos os Programas Pró-letramento (2007) e PNAIC (2012) que abordam a leitura a partir das relações entre os sujeitos e seus conhecimentos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada na Secretaria de Educação e em duas escolas pública da cidade de Maceió. Os resultados demonstram que a formação continuada contribui de forma significativa para o ensino de leitura nos anos iniciais, o que já representa um avanço, porém, verificamos que os professores ainda encontram impasses em sala de aula, para abordar esses conhecimentos adquiridos, e desenvolver o aprendizado significativo da leitura, ou seja, os professores, mesmo depois de passar por uma formação inicial (em pedagogia) e por formações continuadas, ainda encontram dificuldades em utilizar os conceitos e orientações para o ensino da leitura em sala de aula.