Browsing by Author "Santos, Daniela Alexandra Ramos Dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A atitude de alunos do 1º ciclo do ensino básico face à inclusão dos pares com necessidades educativas especiais nas turmas de ensino regularPublication . Santos, Daniela Alexandra Ramos Dos; Morgado, JoséAs NEE e as atitudes dos alunos face às mesmas têm sido estudadas por vários autores. Estudos indicam que as atitudes favoráveis surgem dos alunos com contacto. Essas atitudes podem sofrer a influência das habilitações literárias dos seus pais. Em geral os pais têm atitudes positivas face à inclusão dos alunos com NEE. No presente estudo coloca-se o problema se os alunos que têm contacto com os colegas com NEE apresentam atitudes mais favoráveis do que os alunos que não tem contacto com os colegas. Saber se o contacto com colegas com NEE e se as habilitações literárias dos pais influenciam as atitudes. No estudo participaram 109 alunos, do 1º ciclo, do 3º e 4º ano, com idades entre os 8 e 11 anos. Foi necessária a utilização de uma escala de atitudes sociais face à inclusão e uma entrevista. Ambos os instrumentos permitiram determinar a aceitação dos pares com NEE face ao contacto com os pares com NEE. Os resultados não vão ao encontro de outros estudos. O estudo indica que alunos com contacto com pares com NEE têm atitudes desfavoráveis, e os pais cujas habilitações literárias são inferiores ao 7º ano têm atitudes favoráveis. Há influência do tipo de NEE e do tempo que os colegas estão na sala de aula. Havendo a necessidade de se realizarem mais estudos neste sentido. Palavras-chave