Browsing by Author "Salvador, Carla Sofia Oliveira"
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- Participação de alunos com NEE nas actividades de grupo na escola de ensino regular – Estudos de caso no J.I. E 1ºcicloPublication . Salvador, Carla Sofia Oliveira; Morgado, JoséEste estudo tem como principal objetivo analisar e caracterizar a participação de alunos com necessidades educativas especiais nas actividades de grupo na escola de ensino regular. Assim, recorrendo à metodologia do estudo de caso, participaram neste estudo dois alunos com necessidades educativas especiais pertencentes a escolas de ensino regular, um deles diagnosticado com Paralisia Cerebral, a frequentar o ensino pré-escolar e com um Plano Educativo Individual e o outro com défice cognitivo, a frequentar o 3º ano de escolaridade numa turma mista de 3º/4º ano, com um Currículo Específico Individual. De modo a procedermos à caracterização da participação destes alunos, recorremos a instrumentos como a análise documental, a observação dos alunos nas atividades que realizam em vários contextos educativos, questionários realizados aos colegas dos alunos com necessidades educativas especiais participantes no estudo – existindo um questionário adaptado aos alunos do pré-escolar e outro aos do 1º ciclo, questionário aos encarregados de educação dos colegas dos alunos com necessidades educativas especiais participantes no estudo e também entrevistas realizadas aos encarregados de educação do aluno com necessidades educativas especiais do préescolar e aos intervenientes educativos nas escolas, nomeadamente, a educadora de infância e professora titular de turma, ao professor de ensino especial e ao professor coadjuvante, à assistente operacional do pré-escolar e a um elemento pertencente à direcção do agrupamento de escolas. Os resultados obtidos permitem-nos verificar que no caso do aluno do préescolar, existe uma percepção positiva acerca da sua inclusão e participação nas atividades de grupo na escola de ensino regular por parte de todos os participantes, o que de uma forma geral se comprova pelas observações efetuadas, em todos os contextos, exceto naqueles em que a participação nas atividades é condicionada pelas limitações do aluno ou nas situações em que o aluno é retirado da sala de aula devido às terapias. No caso do aluno de 1ºciclo, os resultados indicam que relativamente às atividades de grupo, a sua participação não é total, apesar de estar presente na turma em horário completo, existem atividades em que o aluno não participa e existem discrepâncias no que diz respeito à percepção dos participantes relativamente ao conceito de inclusão e consequentemente à inclusão e participação deste aluno nas atividades de grupo, principalmente no que diz respeito ao trabalho realizado em sala de aula.