Browsing by Author "Rosa, Magda Margarida Jorge"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Motivação para a língua portuguesa : A sua relação com o género, ano de escolaridade, repetência, clima de sala de aula, Autoconceito e auto-estima em alunos do ensino secundárioPublication . Rosa, Magda Margarida Jorge; Monteiro, VeraEste estudo pretende relacionar a motivação para a disciplina de Português com as variáveis: género, ano de escolaridade, repetência, clima de sala de aula, Auto-conceito e Auto-estima. Participaram trezentos e nove alunos, sendo que cento e vinte seis frequentavam o 10º, sessenta e quatro o 11º e cento e dezanove o 12º ano de escolaridade. Cento e sessenta e dois do género feminino e os restantes ao género masculino. Utilizámos três instrumentos: para avaliar a motivação para a disciplina de Português utilizámos a Escala “Eu e o Português”, para avaliação da percepção do clima de sala de aula recorreu-se à Escala “Na sala de aula” para avaliar o Auto Conceito/Auto-Estima usou-se a Escala “Como é que eu sou?”. Dos resultados obtidos verificámos uma relação entre a motivação e o género, para as dimensões: Prazer, Competência Percebida e Valor. Constatámos ainda que as raparigas, percepcionando-se mais competentes atribuem mais prazer e valorizam mais a disciplina de Português do que os rapazes. Relativamente à relação entre motivação e as variáveis ano de escolaridade e repetência, não se verificaram diferenças significativas. Quanto à percepção do clima de sala de aula, verificou-se que existem correlações positivas entre: o Suporte Social do Professor, Atitudes face à disciplina de Português e Aprendizagem Cooperativa com as dimensões motivacionais: Prazer; Competência Percebida e Valor. Na variável Auto-conceito, constatámos que existem correlações significativas e positivas com as dimensões motivacionais: Prazer, Competência Percebida e Valor. Na variável Auto-estima não se verificaram correlações estatisticamente significativas com as dimensões motivacionais em estudo.
