Browsing by Author "Rodrigues, Sara Cristiana Morais Vargas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre consciência fonológica, consciência morfológica, natureza dos erros e o desempenho ortográficoPublication . Rodrigues, Sara Cristiana Morais Vargas; Silva, Ana CristinaNesta investigação procurámos analisar a relação entre o desempenho ortográfico de crianças do 2º ano de escolaridade e a consciência fonológica e morfológica das mesmas. Investigámos a relação entre o desempenho ortográfico e o tipo de erros dados pelas crianças. Das 75 crianças que inicialmente participaram neste estudo seleccionámos os quartis extremos, através de uma prova de ditado, para a obtenção de dados mais significativos. Apurámos 39 crianças divididas em 2 grupos, sendo 19 do grupo 1 (Quartil 1) e 20 do grupo 2 (Quartil 3). As suas consciências morfológica e fonológica foram avaliadas através de duas provas morfológicas e duas provas fonológicas. Verificámos a relação entre o desempenho ortográfico e o tipo de erros através de três categorias – erros que violam restrições contextuais, restrições morfológicas e erros estritamente fonéticos – encontrados na prova de ditado. Verificaram-se diferenças significativas entre os grupos, a favor das crianças com melhor desempenho ortográfico, quer nas provas que avaliavam a consciência morfológica, quer nas que avaliavam a consciência fonológica. Encontrámos diferenças significativas entre os grupos nos erros de tipo fonológico e morfológico, sendo os erros morfológicos mais comuns no grupo de crianças com melhor desempenho ortográfico e os erros fonológicos mais frequentes no grupo de crianças com pior desempenho ortográfico. Os erros contextuais foram os menos dados pelos dois grupos. Estes resultados sugerem que a consciência morfológica e fonológica são determinantes no desempenho ortográfico, que erros contextuais são mais facilmente ultrapassados e que a dificuldade dos erros varia em função do desempenho ortográfico das crianças.