Browsing by Author "Ribeiro, Maria Teresa de Alarcão Campelo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As histórias para a infância como elemento potenciador da aprendizagem transdisciplinarPublication . Ribeiro, Maria Teresa de Alarcão Campelo; Matos, Ana Isabel Rio Tinto deNo âmbito da Prática Supervisionada, foi desenvolvido uma investigação qualitativa, com o objetivo de compreender de que forma as Histórias para a Infância podem ser um elemento potenciador da aprendizagem transdisciplinar, agregando a criança como um todo. O estágio de prática pedagógica, que serviu de contexto empírico a este estudo, decorreu numa instituição privada, de ensino pré-escolar, 1º e 2º CEB, localizada em Lisboa. Os participantes, foram duas turmas de 3ºano, o 3º ano A que é constituído por 19 alunos dos quais 9 raparigas e 10 rapazes, e o 3º ano B é composto de 20 crianças, 10 raparigas, 10 rapazes. Após um período de observação e pequenas intervenções acordadas com os professores cooperantes, foi identificada a necessidade de agregar conhecimento, já adquirido, por adquirir, ou por consolidar, por meio do contexto que as histórias proporcionam. Assim sendo, foram desenvolvidas três propostas para visando o objeto do estudo de investigação. Estas propostas, que tinham como base três histórias diferentes, ocorreram num contexto pandémico, apresentadas do modo não presencial, através da agenda semanal ou quinzenal.