Browsing by Author "Ribeiro, Catarina Duarte das Fontes"
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- Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimentalPublication . Ribeiro, Catarina Duarte das Fontes; Salgueiro, Emílio Eduardo GuerraAs perturbações de ansiedade assumem particular importância quando é possível verificar que se posicionam em segundo lugar, a nível mundial, na categoria das perturbações mais prevalentes em crianças e adolescentes. Partindo desta premissa, é urgente que existam respostas no Sistema Nacional de Saúde, que incidam sobre esta problemática, de forma a responder às necessidades da população. Este estudo pretende avaliar a eficácia de um programa de intervenção dirigido a crianças dos 9 aos 11 anos de idade, com diagnóstico de Perturbação de Ansiedade Generalizada. Foi utilizada uma amostra de 20 crianças, inscritas em escolas públicas do distrito de Lisboa, sendo que 10 formaram o Grupo Experimental e as restantes 10 formaram o Grupo de Controlo. Ambos os grupos foram submetidos a dois momentos de avaliação, onde também foi necessária a participação dos respectivos Encarregados de Educação. Entre as duas fases de avaliação, o Grupo Experimental foi submetido às sessões do Programa em avaliação. Foram consideradas as variáveis Depressão, Stress, Ansiedade no Encarregado de Educação, Comportamento, Manifestações Somáticas e factor g, para análise dos resultados, assim como a comparação entre Grupo de Controlo e Grupo Experimental. Os instrumentos considerados para a avaliação destas variáveis foram a Escala de Ansiedade Depressão e Stress para Crianças, Inventário Ansiedade Estado e Traço- STAI-Y, o Questionário de Capacidades e Dificuldades, Inventário da Notação Social da Família (Graffar Adaptado), as Matrizes Coloridas Progressivas de Raven e um Questionário Sociodemográfico. Foram concluídas diferenças estatisticamente significativas na dimensão Ansiedade, pré e pós-programa e, entre o Grupo Experimental e o Grupo de Controlo. O Grupo de Controlo não apresentou diferenças significativas nos seus resultados pré e pós-programa. Os resultados pré e pós-programa, no Grupo Experimental, mostraram não haver diferenças significativas entre a variável Depressão e Stress. No que diz respeito ao estudo dos comportamentos, emoções e relações interpessoais, no Grupo Experimental, apenas foi encontrada uma diferença significativa nos resultados pré e pós-programa na Escala de Sintomas Emocionais. vi Não foi encontrada uma relação significativa entre a Ansiedade dos participantes do Grupo Experimental, pré-sessões, e a Ansiedade dos respectivos Encarregados de Educação, uma vez que rs=0,12, considerado praticamente nulo. Já na relação estudada entre factor g e a Ansiedade dos participantes, também pré sessões, no Grupo Experimental, foi encontrada uma forte correlação entre as variáveis, ilustrada por rs=0,601.