Browsing by Author "Ribeiro, Andreia de Melo Fouto da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Revisão sistemática sobre a relação entre a PHDA e as competências de leitura e escrita em crianças do primeiro cicloPublication . Ribeiro, Andreia de Melo Fouto da Silva; Salvador, Liliana Ferreira dos SantosObjetivo: O presente estudo teve como principal objetivo analisar as relações entre as dificuldades de leitura, escrita e perturbação da hiperatividade e défice de atenção(PHDA) em crianças do primeiro ciclo. Para tal, foram estudados os principais mecanismos de leitura e escrita, sendo estes a velocidade leitora(VL), precisão leitora(PL), compreensão leitora(C), precisão ortográfica(PO) e expressão escrita. Metodologia: como metodologia utilizada recorreu-se a uma revisão sistemática da presente literatura com recursos às linhas orientadoras do PRISMA, seguindo critérios de inclusão e exclusão claros. A pesquisa foi realizada com recurso a bases de dados e revistas eletrónicas, restringindo-se a artigos de língua portuguesa e inglesa que tivessem sido publicados num período de 10 anos, a iniciar-se em janeiro de 2010 a janeiro de 2021. Resultados: após a avaliação de todos os estudos recolhidos apenas foram selecionados 19 estudos onde o número total de participantes avaliados varia entre os 29 e os 100, tendo uma média geral de idades de 10,5 anos. Todos os estudos selecionados, apresentaram uma relação forte com a PHDA. Contudo, a consciência fonológica demonstra-se a mais preponderante para que estas crianças se tornem leitores hábeis, demonstrando fragilidades quando é relacionada com a extensão da palavra e tarefas cognitivamente exigentes, estas dificuldades afetaram a velocidade leitora, a precisão leitora, compreensão e a precisão ortográfica. A expressão escrita, mostrou, também, uma relação forte, nesta população, com lacunas em muitos dos mecanismos pedidos para que as crianças se tornem escritores hábeis.