Browsing by Author "Reis, Maria de Oliveira Franco Nunes dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O envolvimento do pai e o desenvolvimento de competências sociais em crianças do pré-escolar : o papel da concordância dos relatos do casalPublication . Reis, Maria de Oliveira Franco Nunes dos; Santos, António José dosO presente trabalho pretende aumentar a compreensão do envolvimento parental na população portuguesa, através da consideração das percepções das mães e dos pais sobre a participação do pai na prestação de cuidados e socialização na vida da criança e como esta se relaciona com o desenvolvimento de competências sociais das crianças em idade pré-escolar. Participaram 55 crianças em idade pré-escolar, respectivos pais e educadoras. Os dados sobre o envolvimento foram recolhidos pelos pais e pelas mães através da Escala de Envolvimento Parental: Participação em Actividades de Cuidados e de Socialização (Monteiro, Veríssimo, & Pessoa e Costa, 2008), já a competência social foi recolhida junto das educadoras através da SCBE-30 (LaFreniere & Dumas, 1996). Tendo em conta as duas perspectivas verificou-se que, enquanto na opinião do pai, todos os domínios do envolvimento são partilhados entre as duas figuras parentais, na opinião das mães, as actividades de cuidados (directos e indirectos) são ainda tendencialmente da sua responsabilidade. Verificou-se ainda uma tendência das mães para subestimarem o envolvimento do pai e dos pais sobrevalorizarem o seu envolvimento (Lee e Waite, 2005; Kamo, 2000). Por outro lado, não foram encontradas correlações significativas entre o envolvimento nas duas perspectivas ou o nível de concordância do casal nos vários domínios do envolvimento e as competências sociais descritas pelas educadoras. No entanto, conclui-se que, na perspectiva da mãe, quanto maior a concordância do casal, maior o envolvimento do pai nos vários domínios do envolvimento. São ainda discutidos os principais problemas metodológicos da investigação e sugeridos objectivos para estudos futuros.