Browsing by Author "Reis, Joana Calheiros Braga Norton dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gentle Teaching: Uma resposta alternativa para jovens adultos com deficiência mental: Cinco estudos de casoPublication . Reis, Joana Calheiros Braga Norton dos; Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaO principal objectivo deste estudo consiste em caracterizar a evolução do comportamento social de cinco jovens adultos com deficiência mental que, apresentam um nível de autonomia considerado mínimo para integrar um projecto de vida com uma valência já profissional. Estes jovens estão integrados, há pelo menos um ano, numa instituição que desenvolve projectos para esta população e que utiliza a abordagem “Gentle Teaching” Para tal, utilizamos instrumentos quantitativos e qualitativos fornecidos pela instituição. O instrumento quantitativo consiste numa grelha de avaliação de competências adquiridas pelo jovem, e a vertente qualitativa consiste nos comentários formais das técnicas de formação. Pudemos constatar que a avaliação quantitativa do progresso social destes alunos é muito difícil devido às características inerentes ao instrumento e à sua cotação. Relativamente à avaliação qualitativa, esta oferece-nos enorme detalhe acerca de cada caso e de todos os aspectos das suas vidas. As descrições de cada participante acerca do seu comportamento individual, em grupo, as suas competências técnicas, etc. são exaustivas permitindo-nos afirmar, com os cuidados necessários, que todos os casos tendem a evoluir.