Browsing by Author "Rebelo, Beatriz Sofia de Noronha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infânciaPublication . Rebelo, Beatriz Sofia de Noronha; Brito, Ana TeresaO presente Relatório tem como objetivo apresentar um estudo qualitativo sobre as relações interpessoais entre crianças. A prática decorreu numa instituição que se rege pelo modelo curricular do Movimento da Escola Moderna (MEM), numa sala de pré-escolar, com um grupo heterogéneo em idades, compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A problemática definida procura compreender: a importância das relações entre pares para o bem-estar e desenvolvimento das crianças; quais as competências que surgem a partir das relações interpessoais; e de que forma a intencionalidade na organização do ambiente educativo influencia ou não estas relações. Destaca-se e reflete-se, transversalmente, sobre o papel do adulto por se considerar que a sua intencionalidade e ação são fundamentais no modo como estas relações interpessoais são potenciadas. Os dados recolhidos, em articulação com a fundamentação teórica, permitem reforçar a relevância das relações interpessoais entre as crianças, para o seu bem-estar e aprendizagem. Verificou-se que a organização do ambiente educativo do contexto de estágio influencia as relações, evidenciando-se que a criança realiza um processo de descoberta e exploração num determinado tempo e espaço com diversos materiais, o que lhe dá oportunidade de interagir com outras crianças. Destacam-se as competências que surgem no contexto destas relações interpessoais entre pares, nomeadamente competências de comunicação, autonomia, cooperação, partilha e resolução de conflitos. Sublinha-se a relevância do estudo para a construção da profissionalidade do/a Educador/a de Infância, em consonância com o enquadramento geral das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, nomeadamente na ligação entre a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo.