Browsing by Author "Ramos, Ana Catarina Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As práticas dos professores promotoras de bem-estar: o olhar do alunoPublication . Ramos, Ana Catarina Ferreira; Silva, José Maria de CastroO interesse pelo estudo do bem-estar das crianças e jovens em Portugal tem vindo a aumentar, uma vez que a prevalência e manifestação de perturbações mentais merece uma preocupação crescente. A escola tem vindo a ser destacada como um contexto promotor de bem-estar, na medida em que os alunos passam grande parte do seu tempo neste meio. Em particular, os professores têm sido apontados com agentes promotores do seu bem-estar. Assim sendo, as práticas dos professores podem exercer um grande impacto nos alunos, sendo importante compreender qual a sua perceção relativamente a essas práticas e à forma como estas os afetam relativamente ao seu bem-estar académico e enquanto indivíduos, sendo este o principal objetivo do estudo. No presente estudo, contou-se com a participação de 148 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, de escolas públicas, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos. Os participantes responderam a um questionário, constituído por três escalas: Perceção das Práticas dos Professores, PERMA e Student Subjective Wellbeing Questionnaire. A metodologia incluiu técnicas de análise confirmatória dos três instrumentos, e testes de inferência estatística para examinar as respostas dadas pelos participantes sobre a frequência das práticas dos professores e do bem-estar. Os resultados obtidos neste estudo revelaram que as práticas dos professores, nomeadamente o Relacionamento com os Alunos enquanto Indivíduos e Ser Responsivo às Necessidades Académicas dos Alunos, são variáveis preditoras do bem-estar académico e global dos alunos. Para além disto, as variáveis género e ano de escolaridade demonstraram diferenças significativas em relação ao bem-estar global dos alunos. Concluiu-se também que o bem-estar académico influencia o bem-estar global, bem como as práticas dos professores influenciam o bem-estar académico.