Browsing by Author "Prist, Tatiana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Bullying aos olhos das criançasPublication . Prist, Tatiana; Morgado, JoséEste estudo teve como objetivo analisar a perceção que os alunos têm sobre o bullying e de que forma as variáveis género e idade influenciam a opinião das crianças sobre a representação do fenómeno, a perceção sobre o agressor e vítima, e também a opinião pessoal da criança quando envolvida em situações de bullying. Aplicámos o questionário Scan-Bullying (Almeida, & Caurcel, 2005), que contou com a participação de 217 alunos de uma escola privada em Lisboa. A amostra caracteriza-se por alunos com idades entre os 10 e 15 anos, frequentando o 5º, 6º, 8º e 9º anos de escolaridade. Segundo o instrumento aplicado foi possível observar-se quais as emoções mais escolhidas pelas crianças, qual o papel que estas escolheriam se estivessem envolvidas na história e qual o final mais escolhido para a mesma. Os resultados obtidos, através da análise estatística dos dados, permitiram concluir que o género influencia a representação do fenómeno, a experiência emocional como vítima, agressor e participante, sendo que as raparigas apresentaram scores mais elevados que os rapazes, demonstrando que têm uma perceção melhor e mais adequada sobre a representação do fenómeno e a experiência emocional como vítima, agressor e participante comparativamente aos rapazes. Os resultados permitiram também concluir que a idade influencia a representação do fenómeno e a perspetiva do papel da vítima e agressor, sendo que foram encontradas diferenças significativas entre o grupo 1 (10-12 anos) e o grupo 2 (13-15 anos). O grupo 1 utiliza estratégias de coping ativo com maior frequência, e associam mais emoções negativas à experiência emocional como agressor, comparativamente ao grupo 2. Por outro lado, o grupo 2 associa mais razões do foro grupal às causas do bullying quando comparados com o grupo 1.