Browsing by Author "Porto, Alcione Felix Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância da linguagem escrita na educação de infânciaPublication . Porto, Alcione Felix Ferreira; Mata, LourdesA descoberta e a aprendizagem que as crianças vão fazendo acerca da linguagem escrita, inicia-se desde muito cedo. Neste sentido, a literatura tem evidenciado a importância de um conjunto de fatores, ligados tanto às práticas como ao ambiente educativo, que influenciam este processo de aprendizagem. Com este relatório pretendo refletir sobre o papel do educador e dos contextos de educação de infância na descoberta e apropriação da linguagem escrita em crianças em idade pré-escolar. Pretendo também compreender e analisar os conhecimentos e conceções emergentes de literacia das crianças. Este estudo é de natureza qualitativa e foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, numa sala de jardim-de-infância com 20 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Para a recolha de informação para este trabalho recorremos à utilização de observação participante, ao recurso a notas de campo, recolha documental, e uma entrevista às crianças sobre a funcionalidade e os aspetos conceptuais da escrita. Nas situações analisadas no contexto de sala, verificaram-se diversas situações promotoras de aprendizagens, evidenciando a riqueza e a diversidade dos materiais e oportunidades de contacto e utilização de escrita. Para contribuir para a apropriação dos conhecimentos das crianças a rotina da sala era utilizada como estratégia pela educadora, onde todos os dias as crianças tinham tarefas a cumprir onde usavam a leitura e a escrita ( marcar o mapa das presenças, do tempo, calendário, tarefas do dia), mesmo não o sabendo fazer formalmente. Em relação á minha prática foi constatado que a maior parte das crianças já tinham alguma perceção sobre o que é, e para que serve escrever, e também conheciam muitas palavras. Aproveitei toda a riqueza que a sala já possuía em termos de escrita, para dar continuidade ao bom trabalho da educadora, ao intencionalizar algumas atividades ao grupo. Como conclusão geral podemos realçar que quanto mais cedo as crianças se envolverem e explorarem o mundo da escrita, melhor será para o seu processo de aprendizagem, tanto de leitor como o de escritor. Também destaca-se a importância do papel do educador na promoção das aprendizagens da linguagem escrita, e como organiza o ambiente educativo, para que possa despertar o interesse das crianças.
