Browsing by Author "Pires, Ana Teresa Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os erros ortográficos: um programa de intervenção para alunos do 3º ano de escolaridadePublication . Pires, Ana Teresa Marques; Silva, Ana CristinaO presente estudo tem como objetivo estudar o desempenho ortográfico em crianças do 3º ano do Ensino Básico, uma vez que é neste ano de escolaridade que são consolidadas as regras convencionais da escrita. Para tal, recorreu-se a um programa de intervenção, composto por grelhas que funcionam como regulador do processo de aprendizagem da ortografia e que procura diminuir da frequência de erros ortográficos (erros contextuais e morfológicos). A amostra do estudo é constituída por 30 crianças do 3º ano de escolaridade, divididas em dois grupos, grupo experimental e grupo controlo, sendo ambos os grupos equivalentes quanto ao nível intelectual e ao desempenho ortográfico. A avaliação da evolução do pré-teste, do pós-teste imediato e do pós-teste diferido, realizou-se através do ditado, composto por 44 palavras nos três momentos avaliativos, onde integravam palavras que implicavam o domínio de regras contextuais e regras morfológicas e morfossintáticas. Posteriormente, após a aplicação do programa de intervenção, realizou-se uma análise qualitativa onde foram avaliados os graus de interação das regras trabalhadas. Ao comparar o desempenho nos três momentos de avaliação, os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que existiu uma evolução positiva, onde se verificou uma redução estatisticamente significativa após a aplicação do programa de intervenção no que se refere ao número total de erros das duas regras ortográficas trabalhadas, praticados pelos alunos do grupo experimental.