Browsing by Author "Pinto, Maria Ana Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceções das lideranças escolares sobre o bem-estar laboral, eficácia coletiva e inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aulaPublication . Pinto, Maria Ana Gonçalves; Silva, José CastroA liderança escolar é consensualmente caracterizada como uma função bastante exigente, onde os líderes revelam frequentemente sintomas associados ao stress e burnout. As adversidades inerentes às suas funções resultam muitas vezes na sobrecarga laboral e comprometimento do seu bem-estar pessoal e profissional. Neste sentido, a presente investigação procurou descrever a relação entre o bem-estar laboral das lideranças escolares, as suas as perceções de eficácia coletiva e as suas crenças sobre inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aula, variáveis empiricamente descritas como influentes do bem-estar. Para tal, contou-se com a participação voluntária de 251 líderes escolares, 25.5% do género masculino e 74.5% do género feminino, com experiência de cargos de liderança entre os 0 e os 40 anos, que responderam a quatro questionários relativos às temáticas em estudo. Os resultados deste estudo confirmaram a existência de correlações positivas e significativas entre a maioria das variáveis em estudo, revelando algumas dimensões dos indicadores avaliados como preditores significativos do bem-estar físico e mental. Tais resultados mostraram-se reveladores, e evidenciaram a complexidade das interações entre estas variáveis. Confirmaram-se na totalidade algumas das hipóteses e parcialmente outras, mostrando, de forma geral, que o bem-estar físico, mental e laboral se relaciona com as perceções de eficácia coletiva e com as crenças acerca da inclusão de alunos com comportamento perturbador.