Browsing by Author "Petinga, Andreia Sofia Guerreiro"
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- Diferenciação pedagógica no 1º ciclo do ensino básico com recurso à aprendizagem cooperativaPublication . Petinga, Andreia Sofia Guerreiro; Tempera, Tiago Bruno CorreiaO presente Relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática deste relatório, “Diferenciação Pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico como Recurso à Aprendizagem Cooperativa”, surgiu a partir da observação não participante, constatando que era necessário responder às diferenças de cada aulo, quer fosse em trabalho cooperativo, quer fosse individualmente. Esta investigação foi realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, envolvendo crianças entre os 7 e os 8 anos de idade. O objetivo deste estudo consistiu em abordar a importância da diferenciação pedagógica enquanto intencionalidade educativa e aprendizagem cooperativa como estratégia a utilizar nos processos educativos, de forma a tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa. Para além de compreender como a diferenciação pedagógica era entendida e realizada em contexto de sala de aula, outro aspeto que foi alvo de investigação, foi as estratégias utilizadas para superar as distintas dificuldades que vão ocorrendo na sua implementação. No sentido de responder de um modo mais adequado à problemática em estudo, procedeu-se à fundamentação teórica como sustentação da prática de ensino supervisionada, seguida de uma análise e articulação com as referências teóricas existentes. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os métodos de recolha de dados a observação participante com recurso às notas de campo, bem como uma entrevista do tipo semiestruturada à professora cooperante. Seguidamente, procedeuse à análise dos dados recolhidos, verificando que esta diferenciação teve de passar pela articulação de conteúdos, mas também pela gestão de processos educativos, ou seja, é fulcral num processo de ensino e aprendizagem os processos que os alunos têm para chegar a uma determinada resposta, e estes são muito mais importantes do que os resultados finais. As estratégias de Diferenciação Pedagógica implementadas na sala de aula foram muitas, tendo sido aplicadas a todos os alunos e não exclusivamente aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim sendo, os resultados mostram que o recurso a práticas de diferenciação pedagógica enriquece o desenvolvimento das aprendizagens.