Browsing by Author "Pereira, Mariana Pedrosa Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Como ocorrem os processos de planificação no contexto educativo de prática supervisionada?Publication . Pereira, Mariana Pedrosa Alves; Martins, Margarida AlvesO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, integrado no ISPA – Instituto Universitário, e decorre da prática supervisionada concretizada num contexto educativo de 1º ciclo do ensino básico. Este descreve o processo investigativo desenvolvido numa turma de 3º ano de escolaridade, inserida numa instituição pública de educação, cujas dinâmicas diárias de trabalho integram o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Destas dinâmicas, destacaram-se as que correspondiam à gestão e regulação temporal do grupo, e, particularmente, os processos, dialógicos e negociais, de coconstrução cooperada das planificações semanais nos blocos letivos de ‘Conselho de Cooperação’. Este estudo orientou-se segundo uma metodologia qualitativa, assente em instrumentos de recolha e tratamento de dados como a observação participante e sistemática, as notas de campo, registos fotográficos e gravações de áudio, obtidas, essencialmente, em períodos de ‘Conselho de Cooperação’ da turma, e suas transcrições, posteriormente submetidas a uma análise discursiva, segundo uma categorização desta emergente, estruturada em grelhas de análise de dados. O processo de análise crítica e reflexiva da informação recolhida permitiu dar resposta às questões orientadoras formuladas e, nomeadamente, entender como ocorrem os processos de planificação no contexto da prática de ensino supervisionada. A análise considerou a participação e o envolvimento dos elementos do grupo nesses processos negociais, relevandose o diálogo, a comunicação e a cooperação como desígnios fundamentais destes, corroborados pelos princípios democráticos do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna que os sustentam.