Browsing by Author "Pereira, Ana Rita Nunes Caeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Era uma vez um menino que tinha um sapo...": Desenvolvimento de competências narrativas nos primeiros anos de escolaridadePublication . Pereira, Ana Rita Nunes Caeiro; Fidalgo, ZildaO objectivo deste trabalho é estudar a evolução do desenvolvimento das competências narrativas, entre o pré-escolar e os primeiros anos escolares. Através da literatura existente é possível verificar que a maioria dos estudos realizados sugerem um desenvolvimento progressivo das competências narrativas ao longo dos anos. Neste estudo participaram 54 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado o livro Frog, where are you? (Mayer, 1969). As narrativas produzidas pelas crianças, foram analisadas, tendo por base o trabalho de Manhardt e Rescorla (2002), e considerando três dimensões da competência narrativa: estrutura da história, complexidade linguística, e informação avaliativa. Verificou-se com efeito que existe um aumento, com a idade, em alguns parâmetros das competências narrativas. Em relação à estrutura da história, verificou-se que as crianças de 9 anos demonstram em relação às crianças de 5 anos uma maior maturidade narrativa, revelada pelo relato de um maior número de componentes essenciais de uma história e de um maior número de elementos relativos a determinada cena. Relativamente à complexidade linguística, as crianças de 9 anos apresentam nos seus relatos, em relação às crianças de 5 anos, uma maior percentagem de unidades T complexas, maior extensão das orações subordinadas e uma maior adequação coesiva. No que diz respeito à informação avaliativa, verificou-se um aumento da informação avaliativa com a idade, entre os 7 e os 9 anos, nomeadamente na interpretação de determinada cena. Assim, os vários aspectos das competências narrativas não evoluem todos simultaneamente ao longo dos primeiros anos escolares.