Browsing by Author "Pedro, Andreia Filipa Neves"
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- A aprendizagem da matemática no 2º ciclo do ensino básico : relações entre adaptabilidade aos erros, clima de erro, motivação, autoconceito e desempenhoPublication . Pedro, Andreia Filipa Neves; Peixoto, FranciscoOs erros podem ser muito úteis para o desenvolvimento de competências e conhecimentos, desde que sejam entendidos e aproveitados como oportunidades de aprendizagem. O presente estudo teve como primeiro objetivo analisar as relações entre adaptabilidade dos alunos aos erros durante a aprendizagem académica, perceção de clima de erro em sala de aula, orientações motivacionais, autoconceito académico e desempenho a matemática. O segundo objetivo foi compreender o contributo de cada variável para cada um dos três aspetos da adaptabilidade dos alunos face aos erros. Participaram neste estudo 532 alunos a frequentar o 5º e 6º ano de escolaridade em quatro escolas da rede pública do concelho de Torres Vedras. A recolha de dados foi realizada através de questionários de autorrelato. Os resultados obtidos evidenciaram relações positivas e significativas entre: ambas as reações adaptativas aos erros e desempenho académico; crenças adaptativas sobre os erros e ambas as reações adaptativas aos erros; desempenho académico e as várias dimensões da perceção de clima de erro, à exceção da dimensão análise de erros; reações adaptativas afetivo-motivacionais e orientação para a tarefa; reações adaptativas afetivo-motivacionais e importância atribuída ao autoconceito académico. As crenças adaptativas sobre os erros e a orientação para a tarefa mostraram contribuir de forma significativa para a predição das reações adaptativas afetivo-motivacionais, enquanto que as reações adaptativas cognitivo-comportamentais foram significativamente preditas pelas reações afetivo-motivacionais e pelas crenças adaptativas sobre os erros. Por sua vez, as crenças adaptativas sobre os erros foram significativamente preditas pela orientação motivacional para a autodefesa e pelas reações cognitivo-comportamentais.