Browsing by Author "Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva"
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- A participação como critério para a inclusão: Observação de uma criança com NEEPublication . Paulo, Maria Domingas Martins Canaverde Silva; Morgado, JoséA inclusão é um processo em constante desenvolvimento, que tem vindo a revolucionar as escolas. Incluir é valorizar cada criança, é trabalhar para poder oferecer a melhor resposta educativa de acordo com as suas necessidades e características. Incluir é valorizar a diferença, partindo da mesma para desenvolver currículos eficazes para todos, estratégias, métodos diferenciados e uma boa organização escolar que dê resposta aos ritmos e estilos de aprendizagem diferentes de cada um. Uma educação inclusiva parte do pressuposto que todas as crianças devem participar nas suas aprendizagens, ou seja, se todas as crianças participarem de forma ativa e cooperada no dia-a-dia da escola, vive-se num ambiente inclusivo. Assim, o presente relatório apresenta uma análise através do critério de participação de um aluno com Necessidades Educativas Especiais, como caminho para a inclusão. Esta análise foi realizada a partir de uma investigação qualitativa no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Teve como objetivo compreender e clarificar algumas conceções sobre a inclusão e como esta acontece na prática, utilizando uma observação focada e detalhada de uma criança com NEE incluída numa turma do 2º ano de escolaridade. O tema aparece no âmbito deste relatório como forma de responder adequadamente às necessidades e características de cada aluno, independentemente das suas dificuldades ou diferenças. Assim, o principal objetivo do mesmo reside essencialmente em compreender como se pode exercer na prática uma educação inclusiva, para concretizar uma escola para todos, que se adapte às necessidades das crianças, em vez de serem as mesmas a viver de acordo com as exigências que lhes são feitas pelas escolas (César, 2003).