Browsing by Author "Parreiras, Tatiana Celeste Costa Amaral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Crianças emocionalmente competentes - Desenvolvimento de competências emocionais em contextos de educação pré-escolarPublication . Parreiras, Tatiana Celeste Costa Amaral; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesEste estudo centra-se na reflexão sobre a prática dos profissionais para o desenvolvimento das competências emocionais das crianças em contexto de educação de infância, com enfoque nas faixas etárias de 3 e 4 anos. Realizou-se no âmbito de um estágio que decorreu numa sala de jardim de infância com um grupo etário heterogéneo composto por 20 crianças. O estudo aborda dois eixos orientadores: (I) como as crianças na faixa etária dos 3/4 anos conhecem, expressam e regulam as suas emoções, quais os principais aspetos a serem observados e se existem diferenças nas suas competências emocionais?; (II) quais as estratégias que podem ser implementadas por profissionais de educação para promover o desenvolvimento das competências emocionais em crianças de 3/4 anos, e como fazer a diferenciação consoante as características e necessidades das crianças? A metodologia utilizada foi qualitativa, recorrendo a técnicas e instrumentos de observação, sustentada por meio de notas de campo e entrevistas realizadas às profissionais de sala. Os resultados mostram que o desenvolvimento de competências emocionais em crianças de 3 e 4 anos está associado a práticas educativas específicas e à reflexão constante dos profissionais sobre as mesmas. A promoção de competências emocionais envolve a contextualização e individualização das intervenções, bem como a capacidade dos educadores de ajustarem as suas práticas para atender às necessidades das crianças. Atividades como mindfulness, jogos simbólicos, leituras de histórias e dramatização, além de rotinas de escuta ativa e mediação de conflitos, são destacados como fundamentais. Estes resultados são consistentes com a literatura, que destaca a importância da reflexão sistemática e da prática educativa sensível às necessidades das crianças para o desenvolvimento de competências emocionais.