Browsing by Author "Palma, Ana Rita dos Santos"
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- Identidade vocacional na adolescência : Família, escola, género e estatutos de identidadePublication . Palma, Ana Rita dos Santos; Carita, AnaEste estudo tem como objectivo geral estudar a associação entre a preocupação na relação dos adolescentes com a família e com a escola e a construção da identidade vocacional, bem como a variação destas variáveis em função do género. Mais especificamente, pretende-se averiguar, se e como as preocupações dos adolescentes relativamente à escola e à família se relacionam a adopção dos diversos estatutos de Identidade Vocacional, a saber, a Exploração, o Investimento, o Foreclosure, tendência para excluir escolhas TEE, a Difusão e o Foreclosure em relação aos significativos. Adoptou-se, neste estudo, um quadro conceptual desenvolvimentista e ecológico uma vez que este subentende uma compreensão sistémica e contextual da realidade humana, ou seja, que toda a actividade humana seja vista como uma acção da pessoa no seu contexto. A amostra deste estudo é constituída por 250 adolescentes portugueses do 12º ano de escolaridade de várias Escolas Secundárias públicas da área da Grande Lisboa. A média total das idades dos alunos é 17.5. Dos 250 adolescentes, 139 dos participantes são do sexo feminino e 111 são do sexo masculino. São dois os instrumentos utilizados neste estudo, os quais permitem obter dados relativamente à questão da Identidade Vocacional e às Preocupações vividas pelo adolescente, nomeadamente no que concerne à família e à escola, a saber, a Escala de Exploração e Investimento Vocacional – EEIV, e a Escala de Preocupações dos Adolescentes. Os resultados revelam a existência de associação significativa entre a preocupação na relação dos adolescentes com a família e com a escola e a adopção do estatuto de Exploração Vocacional, no sentido em que, quanto menor o nível de preocupação, maior a Exploração do adolescente. Regista-se que tanto os rapazes como as raparigas revelam altos níveis de preocupação face à sua relação com a escola, e que são os rapazes que mais expressam preocupação na relação com a família. Verifica-se, ainda, que os adolescentes estão, tal como era esperado, em momentos de Exploração e de Investimento. Ainda no âmbito dos estatutos de identidade constata-se que os rapazes são mais diffusers e constroem mais projectos outorgados, em relação aos significativos, que as raparigas.