Browsing by Author "Pais, Mariana Barreto de Lara"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Intencionalidade educativa: como nasce e onde vive?Publication . Pais, Mariana Barreto de Lara; Brito, Ana TeresaO presente Relatório constitui-se como um estudo reflexivo sobre a intencionalidade educativa que atribui sentido à ação do/a educador/a de infância. O estudo foi desenvolvido num jardim de infância que se rege pela pedagogia Waldorf, num grupo com idades entre os 3 e os 6 anos. A seleção do contexto pedagógico da prática supervisionada sustentou o desenvolvimento do relatório, pois esta pedagogia destaca a importância da autoeducação e autoconsciência do educador na construção da intencionalidade educativa. Como processo inerente ao desenvolvimento da profissionalidade, procurou-se compreender onde nasce e como é vivida a intencionalidade. Neste sentido, surgiram as questões de investigação: De que forma a biografia – identidade e valores – de cada Educador/a de infância delineia a sua intencionalidade educativa?; Como é que as conceções de educação, criança e o papel do adulto potenciam a construção da intencionalidade de cada educador/a?; Será que existe uma relação de articulação e reforço recíproco entre a intencionalidade educativa e a prática reflexiva? Este estudo qualitativo recorreu à observação, traduzida em reflexões, notas de campo e entrevistas informais como instrumentos de recolha de dados que permitiram conhecer e compreender o papel da intencionalidade educativa na ação da educadora cooperante. Verificou-se, com a análise dos dados recolhidos em articulação com os referenciais teóricos, a relevância da temática. Destaca-se a importância da tomada de consciência sobre relevância a intencionalidade educativa para dar sentido à ação do/a Educador/a e a necessidade de uma prática reflexiva que a sustente, compreendendo a forma como a biografia e as conceções influenciam a ação de cada educador/a.