Browsing by Author "Oliveira, Joana Alexandra Farelo de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do educador de infância na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em jardim-de-infânciaPublication . Oliveira, Joana Alexandra Farelo de; Brito, Ana TeresaO presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Este trabalho final visa procurar respostas ao desafio que constitui a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em contextos regulares de educação de infância. A escolha do tema surge a partir da necessidade de melhor compreender e aprofundar questões relacionadas com o processo de inclusão, a legislação que o abrange, e o papel do educador na sua promoção. Visa ainda, de forma mais específica, compreender e identificar as práticas dos educadores de infância relativas à inclusão de crianças com NEE em jardim-de-infância, nomeadamente no contexto de realização do estágio final, numa instituição particular de solidariedade social em Lisboa. Com base nas questões de partida construídas - Como perspetivam os educadores de infância, deste contexto institucional, a sua experiência na inclusão de crianças com NEE?; Têm conhecimento sobre a legislação que contextualiza o processo de Inclusão?; Que práticas e estratégias utilizam para a viabilizar?; Que apoios e recursos elegem como fundamentais neste processo? - foi realizado um questionário, entregue às doze Educadoras de infância que constituem a equipa da instituição. Os dados recolhidos decorrem das suas respostas às questões colocadas, onde se destaca a defesa da inclusão como um direito de todas as crianças, mas também a preocupação e alguma insegurança em relação à sua concretização. Sublinha-se a importância da formação contínua, ao longo da vida, potenciadora de estratégias para viabilizar a inclusão enriquecendo o bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem de todas as crianças, com e sem NEE.