Browsing by Author "Oliveira, Ana"
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- Avaliação psicológica de jovens com comportamentos desviantesPublication . Nunes, Laura M.; Caridade, Sónia; Oliveira, Ana; Costa, André; Carvalho, Cristiana; Guerra, LaraResumo: A avaliação psicológica constitui sempre um processo complexo que deve atender às especificidades inerentes ao indivíduo, ao grupo e à comunidade. Assim, não se verificam exceções no que respeita às populações com exteriorização de condutas desviantes e, dentro deste grupo muito alargado, devem ainda ser consideradas as especificidades subjacentes ao tipo de comportamento e ao contexto da sua manifestação. Neste artigo e tendo por base revisão da literatura e a experiência adquirida no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Consumos e Delinquências (GCD) da Clínica Pedagógica de Psicologia (CPP) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), propomos um plano/roteiro de avaliação dirigido para jovens com comportamentos desviantes, com maior ou menor flexibilidade no seguimento dos procedimentos aconselhados, sempre em função das características do alvo de avaliação. Trata-se de uma proposta que procura abarcar uma vertente mais idiográfica, em que se analisam aspetos mais subjetivos, apelando a técnicas como a observação e a entrevista, não deixando atender aos aspetos mais objetivos, através do recurso a técnicas e a instrumentos estruturados. Em função das especificidades de cada caso, esta proposta de avaliação poderá, eventualmente, sofrer ajustamentos, sendo coadjuvada/complementada com outros procedimentos avaliativos sugeridos em outros protocolos.
- Literacia em saúde e humor em saúdePublication . Cristina Vaz de Almeida; Esteves, Alexandra Durão; Grossinho, Ana Benevides; Candeias, Ana; Reina, Ana Carolina; Mina, Ana; Oliveira, Ana; Silva, André; Afonso, Andréia; Afonso, Andreia; Almeida, Andreia Azevedo de; Afonso, Beatriz; Belim, Célia; Pereira, Cláudia Marisa; Roque, Cristiana; Almeida, Cristina Vaz de; Oliveira, Daniele; Larez, Estefânia; Ribeiros, Gonçalo Joaquim; Veríssimo, Inês; Belo, Joana; Costa, Joana Pinto; Silva, Luis; Evangelho, Margarida; Cordeiro, Maria do Carmo Oliveira; Velosa, Maria Manuel; Fonseca, Mariana; Ferreira, MartaNos processos comunicacionais há evidência que o humor promove feedback imediato e envolvimento ativo do paciente e pode ser uma forma eficaz de metacomunicação, abordando tensões e mal-entendidos de forma mais leve, com comunicação não violenta e empática. Também são elencados os riscos do uso inadequado do humor nas ambiguidades e possíveis mal-entendidos, especialmente em contextos multiculturais, com a possibilidade de quebra da credibilidade se usado em excesso. Os autores também apresentam um conjunto de boas práticas para o uso do humor que partem da avaliação do estado emocional e cultural do paciente antes de usar o humor, assim como o uso do humor empático, evitando sarcasmo. Atenta-se ainda à observação da reação do paciente e o consequente ajustamento na abordagem, que deve ter em conta os fatores relacionados com a idade, contextos, dimensão cultural. Nível de literacia em saúde, situação socioeconómica, e outros. Conseguimos neste livro aceder a diversos exemplos sobre o uso do humor em diferentes contextos clínicos, como consultas de medicina geral e familiar, nutrição, enfermagem, psicologia, entre outras.
- Motivações para o voluntariado : o que está por detrás da doação pessoal?Publication . Rios, Joan; Pereira, Anabela; Oliveira, Ana; Espain, Andreia; Taveira, Eugénia; Góis, Sónia
- Qual o contributo da atividade física nos doentes em cuidados paliativos?Publication . Oliveira, Ana; Pedro, Luísa Maria ReisInexistente
- Significant events in existential psychotherapy: The client’s perspectivePublication . Oliveira, Ana; Sousa, Daniel Cunha Monteiro de; Pires, António Augusto PazoThree ex-clients were interviewed about significant events occurring within existential therapy. Data was analysed through a descriptive phenomenological method (Giorgi, 2009). All participants identify a powerful therapist, an authentic alliance, a non-judgemental environment, validation of subjectivity and a cooperative approach. Two participants also identify therapist disclosure and reflection/experiential restructuring events.