Browsing by Author "Niza, Ricardo Manuel de Oliveira"
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- Os professores e a violência doméstica: Valores e intervenção pedagógicaPublication . Niza, Ricardo Manuel de Oliveira; Senos, JorgeA pertinência do estudo que aqui se apresenta prende-se com o facto de o problema da violência doméstica contra as mulheres ser tão complexo que deva ser estudado e analisado nas suas múltiplas vertentes. Daí, tentar-se perceber como é que este problema é olhado e tratado pelos professores, nas escolas, junto de crianças e adolescentes. Este estudo teve como objectivo saber quais os valores que um conjunto de professoras de 1º, 2º e 3º ciclos revelavam em relação à família e à violência e se havia diferenças a esse respeito, entre os dois grupos definidos na amostra. Saber se se interessavam pela problemática da violência doméstica contra as mulheres, bem como se já tinham abordado esta problemática, nas salas de aula. Para aquelas que o não tinham feito, quis-se saber como viriam a abordar tal tema, o que poderia revelar-nos, simultaneamente, a sua disposição para abordá-lo na sala de aula. Também aqui quisemos saber se havia diferenças nos dois grupos da amostra. Como atrás se referiu, foram constituídos dois grupos de docentes: um grupo que se distinguia pela variável reflexão regular conjunta, com os colegas de profissão, fora da escola e numa instituição que promove esse hábito de reflexão, o Movimento da Escola Moderna e um outro grupo constituído por professoras das mesmas escolas e que não dispunham desses meios de desenvolvimento profissional. Utilizámos como instrumentos de recolha de informação, uma escala de valores- Values Índex – utilizada por Lee Ann Hoff numa investigação sobre os valores dos membros das redes sociais de suporte de mulheres vítimas de maus tratos (Hoff, 1990) e um questionário complementar sobre a abordagem do tema no ensino. Concluímos, em resposta às questões de investigação colocadas, que as professoras da amostra revelam, nas respostas à escala de valores, um posicionamento feminista, sendo essa posição ainda mais consistente no caso das professoras reflexivas (grupo MEM). Que existem diferenças significativas entre os dois grupos de professoras, em quatro de cinco subescalas analisadas e também no que toca ao total da escala. As professoras que já tinham abordado o tema da violência doméstica utilizaram entre três a cinco estratégias pedagógicas, enquanto que as que responderam à questão referente a uma abordagem futura mobilizaram seis a oito estratégias.