Browsing by Author "Monteiro, Ana Rita Lucas Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas pedagógicas dos professores e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita em alunos com e sem necessidades específicasPublication . Monteiro, Ana Rita Lucas Gonçalves; Salvador, LilianaA aprendizagem da leitura e da escrita revela-se essencial para o futuro sucesso dos alunos, uma vez que estabelece as bases para a aquisição de conhecimento em diversas áreas. Neste sentido, a escrita é uma ferramenta essencial para a comunicação eficaz enquanto a leitura proporciona, entre outras coisas, autonomia na procura informação. Surge, por isso, a necessidade fundamental de conhecer as práticas dos professores em relação ao ensino da leitura e da escrita e ao modo como identificam e procuram levar os alunos a superar dificuldades na aquisição destas competências. O presente estudo visa, pois, conhecer as práticas pedagógicas no ensino e avaliação da leitura e escrita utilizadas pelos professores nos 1º e 2º anos do 1º ciclo do EB em crianças com e sem necessidades específicas. A investigação foi realizada por meio de uma metodologia qualitativa e exploratória, que envolveu entrevistas e subsequente análise de dados e conteúdos. Participaram neste estudo 10 professores do 1º ciclo do EB. Os resultados estão organizados em temas, incluindo: práticas de ensino da leitura e escrita, práticas de avaliação da leitura e escrita, práticas perante dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita, práticas pedagógicas após a identificação de dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e por fim, práticas pedagógicas em casos de alunos com necessidades específicas. Assim, foi possível perceber que a maioria dos professores participantes refere ensinar a leitura e escrita em simultâneo e através do método global e que os professores alteram as suas práticas quando identificam dificuldades nos seus alunos. Quando têm alunos com necessidades específicas, a maioria trabalha em equipa multidisciplinar e adapta os materiais e conteúdos consoante as dificuldades. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada das práticas pedagógicas dos professores no ensino da leitura e escrita a crianças do 1º ciclo do EB, assim como das dificuldades e desafios percecionados no ensino de alunos com Necessidades Específicas, constituindo-se, pois, como um ponto de partida para (re)pensar o modo como se realiza a inclusão em contexto educativo e a necessidade de adaptações nas práticas pedagógicas para atender à diversidade dos alunos.