Browsing by Author "Mengo, Joana Moura Ramos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre autonomia, desempenho académico, género e estilo de ensino do professorPublication . Mengo, Joana Moura Ramos; Monteiro, VeraEste estudo prende-se com a análise da relação entre Autonomia e as variáveis Desempenho Académico, Género e Estilo de Ensino do Professor. Contámos com a participação de 179 alunos (88 rapazes e 91 raparigas) do 4º ano de escolaridade. Recorremos a dois instrumentos distintos: um deles para avaliar a autonomia – Questionário de Auto-Regulação A; outro que remete para o estilo de ensino do professor – Questionário “A minha sala de aula”. Paralelamente, obteve-se dos professores a indicação dos alunos com melhor / pior aproveitamento escolar nas diferentes turmas. De forma coincidente com investigações anteriores, verificaram-se diferenças significativas ao nível da autonomia entre os educandos: aqueles cujos resultados escolares eram muito positivos apresentaram maior autonomia do que os seus colegas com fraco desempenho académico. Relativamente ao Género, as raparigas revelaram-se mais autónomas do que os rapazes. Já os resultados e análises referentes ao Estilo de Ensino do Professor provaram ser inconclusivos.