Browsing by Author "Mendes, Telma Alexandra Dos Reis Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Motivação para a leitura, auto-percepção de leitor e desempenho em leitura: Suas relaçõesPublication . Mendes, Telma Alexandra Dos Reis Rodrigues; Martins, Margarida Alves; Monteiro, VeraO presente estudo incide sobre a motivação para a leitura, a auto-percepção de leitor e o desempenho em leitura. Os seus três objectivos principais foram: (i) analisar a relação entre a motivação para a leitura e a auto-percepção de leitor, (ii) explorar a relação entre a motivação para a leitura e o desempenho em leitura, e (iii) analisar a relação entre a auto-percepção de leitor e o desempenho em leitura. Neste estudo participaram 91 alunos de um colégio particular de Lisboa que frequentavam o 4ºano de escolaridade, aos quais foram aplicados dois questionários: um questionário da motivação para a leitura e a escala de auto-percepção de leitor. Adicionalmente a estes dois questionários aplicados aos alunos, aplicou-se também aos professores das quatro turmas do referido ano escolar o questionário para o professor acerca do desempenho do aluno em leitura. Os resultados obtidos demonstraram que: (i) existe uma correlação significativa das dimensões da motivação para a leitura “Prazer” e “Curiosidade” com a dimensão da auto-percepção de leitor “Sentimentos”, a qual é positiva e moderada; (ii) existe uma relação positiva das dimensões da motivação para a leitura “Reconhecimento Social” e “Razões Sociais” com a dimensão da auto-percepção de leitor “Feedback Social”, sendo a primeira positiva e fraca, e a segunda positiva e moderada; e (iii) existe uma relação positiva e moderada entre a dimensão da motivação para a leitura “Razões Sociais” e a dimensão da auto-percepção de leitor “Comparação Social”. No que concerne à relação entre a motivação para a leitura e o desempenho em leitura, o estudo permitiu concluir que a segunda variável apresenta um efeito significativo na primeira, sendo o grupo com melhor desempenho em leitura o mais motivado para a leitura na dimensão “Razões Sociais”. Nas restantes dimensões não se verificou um efeito significativo entre o grupo com melhor desempenho e o grupo com um desempenho menos positivo em leitura. Quanto à relação entre a auto-percepção de leitor e o desempenho em leitura, verificou-se que esta útlima variável tem um efeito significativo na primeira nas dimensões da “Comparação Social” e “Feedback Social”, favorável aos alunos com melhor desempenho.