Browsing by Author "Mendes, Ana Rita do Carmo Correia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Atribuições causais de alunos do 9ºano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemáticaPublication . Mendes, Ana Rita do Carmo Correia; Monteiro, VeraO insucesso escolar na matemática é um tema sempre actual no sistema de educação português. Na sociedade, pais, professores e alunos, questionam-se acerca das causas de uma elevada taxa de insucesso a matemática. É um tema que tem vindo a despertar um crescente interesse na investigação em Educação. Posto isto, é necessário compreender as causas deste insucesso. Esta investigação pretende analisar as atribuições causais dos alunos do 9ºano face ao (in)sucesso a matemática. Serão estas causas semelhantes consoante o estatuto escolar do aluno? Serão semelhantes às causas atribuídas pelos professores? Para analisar estas questões elaborámos um questionário com o objectivo de analisar as atribuições causais dos alunos face ao (in)sucesso a matemática, a fim de os alunos do 9ºano de escolaridade responderam, e posteriormente analisar detalhadamente os resultados. Verificámos que, as atribuições causais variam para o sucesso e insucesso escolar, e que, relativamente á opinião de professores e alunos também ficou demonstrado que há diferenças nas causas atribuídas pelos diferentes actores. Por fim, quanto ao estatuto escolar, evidenciou-se diferenças significativas para as atribuições face ao insucesso, ou seja, os alunos com sucesso e insucesso a matemática têm opiniões diferentes acerca das causas do insucesso na disciplina, mas em contrapartida face ao sucesso os alunos convergem as suas opiniões. Posto isto, pode-se depreender onde se encontram as lacunas e lançar bases para poder intervir junto dos alunos e professores futuramente, de modo a aumentar a taxa de sucesso na matemática.