Browsing by Author "Melo, Sara Isabel Cabral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Mutismo seletivo: Projeto tagarelaPublication . Melo, Sara Isabel Cabral; Juhos, CsongorO mutismo seletivo é uma perturbação que consiste na persistente falha em comunicar em contextos sociais específicos onde é esperado que haja comunicação (e.g. na escola, com os colegas ou com o professor) mas falam normalmente noutros contextos familiares (e.g. casa). Como consequência, há um evitamento da criança em aparecer em eventos sociais com medo ser vista ou ouvida por pessoas desconhecidas. Este comportamento ocorre frequentemente no início da pré-escolaridade (a partir dos 4-5 anos) e a longo prazo traz menor rendimento escolar, originando-lhe ansiedade dificuldades de ajustamento. Estudos apontam que a Teoria Cognitiva-Comportamental é a melhor abordagem terapêutica para intervir junto do MS em articulação com a terapia individual e com uma intervenção na escola. Caso nenhuma abordagem seja feita, esta perturbação pode evoluir para outras (e.g. fobia social) trazendo mais sofrimento à criança. O presente estudo apresenta uma intervenção pioneira em Portugal, feita com uma abordagem sistematizada entre a escola, pais e o terapeuta de uma menina com 6 anos diagnosticada com MS e a sua aplicação. Para a recolha de informação recorreu-se a um plano da intervenção base, entrevista semi-estruturada e ao preenchimento de fichas. Os resultados indicam que com uma abordagem sistematizada e em articulação com os principais contextos sociais em que a criança está envolvida, o MS pode ser ultrapassado.