Browsing by Author "Matos, Mariana Rodrigues Garcias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação escola-família: Práticas educativas em contexto pré-escolarPublication . Matos, Mariana Rodrigues Garcias; Barone, António Fernando Corrêa; Limpo, PatríciaA temática deste estudo, relação escola-família, tem sido abordada ao longo dos tempos por diversos autores/investigadores nas áreas de Psicologia Educacional e da Pedagogia. Este é um tema que suscita variadas reflexões e debates, por constituir referências teóricas, e empíricas, fundamentais para o desenvolvimento científico nomeadamente no que diz respeito à Educação de Infância. Sendo a escola um complemento/continuidade da educação familiar, um espaço de socialização entre pares e de múltiplas aprendizagens, é fundamental que haja uma integração construtiva entre a escola e a família, estando esta integração dependente das opções pedagógicas que o educador dispõe no quotidiano escolar. Este trabalho pretende refletir acerca da intervenção pedagógica, que permite maior ou menor grau de envolvimento parental no que toca à parceria e/ou participação da família como co-formadora no processo de educação formal, para a cidadania e para a formação pessoal e social dos cidadãos, criança e família. O modelo de envolvimento parental, em Epstein (2004), bem como propostas da relação escola-família em Marques (1999; 2001), no plano do enquadramento teórico, e a recolha de dados e análise reflexiva das práticas observadas na instituição, assim como das práticas realizadas durante a prática de ensino supervisionada em jardim-de-infância, encontra apoio metodológico na observação participante (método qualitativo) e na utilização triangulada de questionários aos pais e da entrevista à educadora de infância.