Browsing by Author "Mascarenhas, Mafalda Fontinha Azevedo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Social filtering of reasoning problemsPublication . Mascarenhas, Mafalda Fontinha Azevedo; Mata, André; Garcia-Marques, TeresaEm estudos anteriores verificou-se que pessoas que resolvem problemas de raciocínio de forma intuitiva diferem daquelas que os resolvem de forma deliberativa na sua capacidade de prestar atenção à informação crítica (Mata et al., 2014, 2017). Neste estudo, iremos utilizar recordações livres para compreender melhor este fenómeno. É esperado que as pessoas que raciocinam de forma intuitiva não recordem as partes críticas. Este estudo tem também como objetivo compreender o impacto social destas representações incorretas. Para tal, utilizou-se um paradigma de reprodução serial. Se os participantes receberem reproduções incorretas, eles acabarão por dar uma resposta incorreta, uma vez que estão a raciocinar com base em premissas erradas. Mesmo que tenham conhecimentos lógicos que lhes permitam chegar à resposta certa, não serão capazes de o fazer se os problemas que lhes são transmitidos não tiverem informação suficiente. Foi pedido a cada participante que respondesse a três problemas e que escrevesse uma recordação do problema que tinha acabado de ler, o mais exata possível. Confirmou-se uma correlação significativa positiva entre a precisão da memória e a performance, bem como um efeito ao longo das gerações, já que à medida que mais erros se iam acumulando na reprodução dos problemas, mais erros resultavam daí. Para resolver problemas de raciocínio, não chega uma boa capacidade de raciocínio é também necessária a capacidade de representar corretamente o problema na mente. O efeito ao longo das gerações é relevante num mundo onde estamos constantemente a receber informações dos outros.
- The power of choice: A study protocol on how identity leadership fosters commitment toward the organizationPublication . Mascarenhas, Mafalda Fontinha Azevedo; Dübbers, Felix; Hoszowska, Magdalena; Köseoğlu, Aylin; Karakasheva, Ralitsa; Topal, Ayse B.; Izydorczyk, David; Lemoine, Jérémy E.Identity leadership (IL) describes that the effectiveness of a leader will depend upon his capacity to represent a given group, to make the group go forward, to create a group identity, and to make the group matter. An identity leader may increase commitment among his followers by increasing the perception of shared identity and giving more weight in the decision process to his followers. We aim to explore the mechanisms through which a leader who creates a shared group identity can increase organizational commitment. In the first study, we plan to conduct a cross-cultural correlational study where we aim to test if the relationship between IL and organizational commitment is mediated by team identification and mediated-moderated by participation in decision making (PDM) and collective efficacy. In the second study, we aim to explore the direction of the causality between IL and PDM. To test this hypothesis, we will conduct an experimental study in which (1) we will manipulate IL to test its influence on the perception of PDM and (2) we will manipulate PDM to test its influence on the perception of IL. Thus, we will be able to identify the role of IL and the perception of PDM on organizational commitment.